O programa de retorno voluntário destina-se a trabalhadores estrangeiros não comunitários que regressem voluntariamente aos seus países de origem. O programa fornece ajuda na viagem de volta para seus países de origem e para os estrangeiros não pertencentes à União Européia o pagamento antecipado acumulado do subsídio de desemprego.
O cidadão que solicita o retorno voluntario deve assinar uma declaração de intenção e compromisso de voltar ao seu país de origem no prazo de 30 dias e não retornar à Espanha em três anos.
Muitas pessoas que tinham uma residência temporária ou de longa duração se perguntam: Como faço para voltar a Espanha após cumprir o período do programa de retorno voluntario, de 3 anos sem retorno ao país?
Para pessoas que possuíam uma residência temporária é possível solicitar novamente a residência na Espanha sempre que seja finalizada a vigência do seu compromisso de retorno ao território espanhol (3 anos) e a solicitação deve ser feita de acordo com os requisitos exigidos para cada tipo de autorização. Uma das vantagens é que o solicitante não entra na aplicação relativa a consideração da situação nacional de emprego, ou seja, independente da situação de emprego no país, isso não influenciará na resolução do expediente.
Para os estrangeiros que possuíam uma residência de longa duração o procedimento é bem mais simples. Esses podem fazer o procedimento de recuperação de residência de longa duração no Consulado da Espanha do país de origem. O consulado liberará um visto e o solicitante poderá retornar à Espanha e assim solicitar o cartão físico de residência de longa duração recuperando seu documento anterior.
Para maiores informações entre em contato com a Multi Documentos Asesoría atráves dos telefones e e-mails abaixo:
[email protected]/ [email protected]
Telefones: 912 546 556/ 664 390 282/ 664 390 177
1 Comentário